Entre em Contato

estudo.certeiro@mail.com

São Paulo - Brasil

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Curso de Auxiliar de Necropsia Online – Como funciona, O que faz, Quanto Ganha?

Atualizado em 10 de Dezembro de 2019

Você já deve ter percebido que diversos Concursos Públicos oferecem vagas para Auxiliar de Necropsia. Este é um cargo cujo nome não é tão comum e poucas pessoas sabem do que se trata, mas ficam interessadas nas oportunidades que surgem nos concursos públicos todos os anos.

 

Esta será uma postagem para as pessoas que não sabem o que é, o que faz e quanto ganha um auxiliar de necropsia e que deseja fazer um curso online para se especializar na área para conquistar uma vaga no serviço público.

 

O que é o Auxiliar de Necropsia?

O auxiliar de necropsia é o profissional que trabalha ao lado do médico legista e pode trabalhar em funerárias, IML (Instituto Médico Legal), Polícia Civil e nas prefeituras que tenham o Serviço de Verificação de Óbito (SVOs).

 

O que faz um Auxiliar de Necropsia?

As principais funções desempenhadas pelo auxiliar de necropsia são:

  • Identificação e manuseio dos cadáveres,

  • Realização de cavidades no abdômen, tórax e cavidade craniana para averiguar possíveis lesões,

  • Encaminhamento e realização de exumações,

  • Colher amostras para exames laboratoriais, preparar cadáver para sepultamento,

  • Reconstituir (costurar) cadáveres e procedimentos para cumprir ordens judiciais,

  • Manutenção de equipamentos e ambiente de trabalho.

Quanto ganha e requisitos para ser um Auxiliar de Necropsia?

O salário médio do auxiliar de necropsia varia de R$2.700,00 a quase R$5.000,00. Os principais requisitos são ter 18 anos completos, ensino médio completo, não ter antecedentes criminais, estar em dia com as obrigações eleitorais e, se homem, não ter pendências militares.

Alguns editais exigem habilitação categoria B. Também é necessário ter o Curso de Auxiliar de Necropsia e alguns poucos concursos públicos pedem experiência e comprovação de títulos.  

O que estudar para concursos de Auxiliar de Necropsia?

Os processos seletivos para concurso público são compostos por Prova Objetiva, Avaliação Psicológica, Aptidão Física e Comprovação de Idoneidade e Conduta, que é a verificação da conduta do candidato. Alguns órgãos também podem exigir o certificado de conclusão do curso de auxiliar de necropsia completo.

 

Empresas privadas também oferecem vagas para o cargo, sendo exigido um Certificado de Conclusão do Curso de Auxiliar de Necropsia.

 

A Signum Cursos criou um Curso Online de Auxiliar de Necropsia, onde você poderá fazer todas as aulas no conforto de sua casa e receber seu certificado. Explicarei mais abaixo como funciona.

Ciências_Mortuárias.png

Conheça o Curso de Auxiliar de Necropsia Online da Signum Cursos

A Signum Cursos criou um curso online que tem como objetivo capacitar seus alunos para as áreas das Ciências Mortuárias, que são: a Necropsia, a Tanatopraxia, a Necromaquiagem, o Agente Funerário, a Papiloscopia e a Reconstrução Facial.

Ao se matricular no Curso de Ciências Mortuárias da Signum Cursos você estará preparado para atuar no setor público e no setor privado. Isso porque na Signum é ministrado o curso de auxiliar de necropsia e papiloscopia, juntamente com aulas de língua portuguesa, matemática, biologia, informática e noções de direito, disciplinas essas que são exigidas no edital do concurso público da Polícia Civil.

 

Além disso, por ser ministrada aulas de tanatopraxia, necromaquiagem, agente funerário e reconstrução facial os alunos também ficam preparados para o setor privado, uma vez que poderão atuar em clínicas de tanatopraxia ou em funerárias. Conseguiu notar as diversas vantagens para o Mercado de trabalho ao se matricular no curso de Ciências Mortuárias da Signum?

 

Então não perca esta oportunidade e se matricule agora mesmo!

 

Duração do Curso: Até 6 meses.

Emissão de Certificados e Aulas Práticas (Estágios)Assim que for aprovado em todas as avaliações do curso online de necropsia, a Signum Cursos realizará a emissão dos certificados dos 6 cursos e lhe enviará pelos correios.

Depois que for aprovado(a) em todos os módulos será enviado para a sua casa 6 certificados referentes a cada curso: auxiliar de necropsia + tanatopraxia + necromaquiagem + agente funerário + papiloscopia + reconstrução facial, os quais são reconhecidos pela Lei 9.394/96 e válidos em todo território nacional.

É importante frisar que a Signum Cursos disponibiliza também aos interessados aulas práticas (estágios) em necrotérios e clínicas de tanatopraxia. Havendo interesse nos estágios o aluno(a) deverá ir até a sede em São Paulo. É importante destacar que as despesas com transporte, refeição e hotel serão pagas pelo próprio(a) aluno(a).

 

As Funções de cada Área

A função do Auxiliar de Necropsia é dar assistência ao médico legista na análise da causa mortis. Além disso, é o auxiliar também que prepara a sala de necropsia ou autópsia, e faz após a desinfecção do local e dos instrumentos utilizados no procedimento necroscópico.

Tanatopraxista é o profissional responsável pela conservação do cadáver, pois muitas vezes um determinado corpo apresenta extravasamento de líquidos e grandes hematomas pelo rosto, e em alguns casos precisará ser transladado para outras cidades ou estados, dessa forma é o tanatopraxista que soluciona todas essas questões.

Já o Necromaquiador tem como função melhorar a aparência do rosto, trazendo para o mais próximo que for possível, a feição que a pessoa possuía antes de falecer.

Agente Funerário é o profissional responsável por vestir, maquiar e transportar esse corpo para onde for necessário. É ele também que muitas vezes faz a venda das urnas mortuárias e arranjos de flores. Além disso, o agente funerário cuida também da parte burocrática, dando entrada em certidões de óbitos e outras documentações necessárias ao bom cumprimento de um determinado caso.

Papiloscopista é o profissional responsável pela identificação humana através das impressões digitais. Quando realizam trabalhos externos, normalmente se dedicam à área de crimes, que pode ser algo mais brando como um arrombamento até algo mais complexo como um assassinato. Já os que trabalham internamente fazem o serviço em Institutos de Identificação, onde normalmente encontra-se um laboratório de papiloscopia, que possui equipamentos para realizar a identificação.

E por fim o Reconstrutor Facial tem a função, como o próprio nome sugere, de reconstruir a face, pois em alguns casos, como por exemplo acidentes de trânsito ou quedas de grandes alturas, a face acaba sendo danificada, muitas vezes perdendo partes que lhe pertenciam, e será esse profissional que usará toda a sua técnica para que o rosto chegue o mais próximo possível da mesma feição que a pessoa possuía antes de falecer.