Entre em Contato

estudo.certeiro@mail.com

São Paulo - Brasil

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Dicas #1 - Dez dicas de como estudar

29.11.2016

Uma das maiores dúvidas de todos concurseiros e estudantes é: como consigo me concentrar para estudar durante várias horas seguidas? Bom, nessa série de dicas eu trago para vocês alguns métodos efetivos que realmente funcionam e irão iluminar suas mentes.

 

Vocês já pararam para se perguntar como existem tantos casos de pessoas que passam em vários concursos diferentes? Muitos pensam que essas pessoas tem facilidade em aprender, que só sentam numa cadeira e devoram vários livros de uma só vez com suas memórias fotográficas, assim como o Doctor Strange faz. Pois bem, eu lhes afirmo que não é bem assim.

 

Além de ter muita dedicação e empenho, essas pessoas desenvolvem vários métodos de estudos que muitas vezes não ficam espalhando por aí para todos ouvirem, afinal de contas, seria dar chance para a concorrência. E são esses detalhes que fazem toda a diferença em um processo seletivo onde milhares de pessoas disputam entre as outras.

Sem mais delongas, vamos começar com a lista!

 

1. Escolha seu ambiente de estudos

Dê preferencia a um lugar calmo, sem barulho, bem iluminado e totalmente livre de distrações. O objetivo aqui é reproduzir o local de prova. Tente manter este como seu único lugar de estudos, para você se acostumar com a ideia de que estar ali significa simplesmente "estudar".

 

2. Não faça outra tarefa a não ser estudar

Quando você começar seu horário de estudo, foque apenas nisso. Não tente fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, isso só irá te atrapalhar. Esqueça seu celular por esse momento, o Whats, Face, Insta e Snap podem esperar, os seus estudos não.

 

3. Crie metas para seus estudos

Estabeleça tarefas e prazos, desse modo seus estudos irão ficar mais organizados e você conseguirá acompanhar a sua evolução a cada etapa concluída.

 

4. Separe grandes conteúdos em partes menores

Se você tentar estudar um tema muito grande de uma só vez, poderá acabar sendo vencido pelo seu extenso tamanho, oque te trará preocupações e tirará toda sua atenção.

 

5. Tente relacionar o conteúdo ao seu cotidiano

Seja por meio de associações que você pode fazer na sua cabeça, com exemplos no seu dia a dia, relacionar a matéria estudada com sua vida fará você se interessar mais pelos estudos.

 

6. Respeite seu relógio biológico

Procure entender melhor o seu corpo, em quais horários você está mais concentrado, em quais está mais disperso. Conheço muita gente que gosta de estudar de madrugada pelo silêncio, mas muitos deles não conseguem se concentrar, pois ficam com sono com muita facilidade. Já outros conseguem ficar até o dia clarear estudando firmemente. Vai de cada um e você precisa combinar o melhor horário que se encaixa na sua rotina com seu relógio biológico.

 

7. Não estude se estiver cansado, com sono ou fome

Se concentrar depois de um dia cansativo pode se tornar impossível dependendo do seu nível de sono. Seu corpo irá te mandar impulsos para descansar, fechar os olhos e dormir. Logo começam os bocejos e quando você menos perceber, estará cochilando em cima dos livros. O mesmo acontece quando você estiver com fome. Seu corpo irá te alertar disto de minuto em minuto, interrompendo sua concentração até que você se alimente.

 

8. Não estude ou estude ouvindo música

Bom, essa é a mais polêmica das dicas e a explicação é a mesma do item seis desta lista. Existem pessoas que conseguem se concentrar melhor com uma música de fundo. É claro que vai depender do estilo da música, do seu volume e de vários outros fatores. O fato é que há muitas pessoas que usam música para estudar e só conseguem imergir de vez nos estudos com ela. Por outro lado, existem pessoas que irão se desconcentrar com a música e não conseguirão estudar nada. Você precisa descobrir qual pessoa você é e se está disposto a treinar sua concentração com isso. Posso fazer uma postagem mais pra frente explicando como estudar ouvindo música, pois eu sou uma pessoa que utilizo muito a música a meu favor para ter mais atenção nas atividades.

 

9. Limpe sua mente

Antes de começar a estudar, esvazie sua mente. Esqueça de todas suas preocupações, mantenha todo seu foco apenas no conteúdo e nos objetivos de seu estudo. Qualquer pensamento contrário a isso que surgir poderá contribuir para sua desatenção.

 

10. Faça pausas

Essa é uma das dicas mais importantes de se entender. Se você consegue fazer tudo certo, se concentra nos estudos por muito tempo seguidamente, mas de repente começa a se sentir cansado, não tenha medo de fazer uma pausa. Isso não é um problema, na verdade isso irá te ajudar. Levante um pouco, beba água, se distraia com algum assunto por alguns minutos. O importante é você entender que depois de fazer isso, precisará voltar para os estudos. 

 

Espero que com essas dicas você consiga potencializar seus estudos e melhorar o seu desempenho nas próximas provas. Mantenha sempre seus objetivos muito claros na sua cabeça, isso irá te motivar sempre que você pensar nas dificuldades que existem. Mire no sucesso e atinjam no alvo! 

Se você gostou, tem críticas, dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Iremos ficar felizes com sua opinião. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Concurso MP RS - Edital com 15 vagas para promotor

Concurso TJ RS -  Inscrições abertas com 45 vagas para juiz

Concurso Marinha do Brasil - Edital para o Corpo de Engenheiros! Até R$8.671,32!

1/3
Please reload