Entre em Contato

estudo.certeiro@mail.com

São Paulo - Brasil

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Dicas #3 - Saiba quando marcar o texto

07.12.2016

O assunto que trago aqui hoje não é muito comentando pelas pessoas, talvez por parecer ser algo bem pessoal, mas é de suma importância na hora da leitura. Estou falando do hábito de marcar os textos, ou seja, destaca-los.

 

Não estou falando em apenas sublinhar as passagens que você acha mais importante, isso pode até funcionar, mas não da mesma maneira que utilizar uma caneta marca texto. Pode parecer besteira, mas vou explicar o principal motivo para utiliza-las.

 

A principal função de uma marcação é proporcionar o retorno mais rápido para aquela parte do texto destacado em uma próxima leitura. O objetivo aqui é ganhar tempo, claro que também estimula sua memória, mas seria necessário aplicar outras técnicas para uma boa memorização.

 

Me permita exemplificar. Veja a imagem abaixo e me responda quantas vezes o número cinco aparece:

 

 

A resposta que você deve ter encontrado é seis. Bem, esse não é um desafio muito difícil, mas aposto que você perdeu alguns segundos fazendo isso. Observe agora como fica mais fácil quando eu destaco o número:

 

 

Agora faça uma analogia deste exemplo com o conteúdo que você precisa estudar. Destacar os pontos principais facilita seu trabalho nas horas da retomada da matéria.

 

E como saber quais os principais pontos?

Você deve destacar os pontos chaves, as passagens em que quando você leu, conseguiu entender sobre o assunto. Assim, todas as vezes que retornar a leitura neste ponto, irá se lembrar dos motivos que te fizeram entender, seja por meio de exemplos, analogias, etc.

 

Tenha limites!

Como tudo na vida, isto também tem seus limites. No caso de você achar que tudo que está lendo é importante, não polua o texto com milhares de marcações seguidas. Neste tipo de caso, marque os títulos dos capítulos, para chamar sua atenção logo no começo e fazer com que você entenda que todo aquele conteúdo deve ser lido.

 

"Mas eu prefiro marcar todas as passagens que considero importantes"

Pois bem, você pode fazer isso sem problemas. A questão aqui é o tempo que você pode perder até achar aquela explicação que você estava tanto procurando. Vou utilizar o mesmo exemplo que fiz acima, veja na imagem abaixo o que acontece quando destaco os números cinco e dois e te peço para contar quantas vezes eles se repetem:

 

 

Percebe o quanto isso te atrapalha, tanto para se concentrar no número cinco quanto para o número dois? Logo, se você achar que todo o conteúdo é importante, é melhor não marcar seu texto. Ele poderá bagunçar toda sua cabeça, voltando para a estaca zero:

 

 

Espero que tenha te ajudado a entender como funciona a marcação de texto e o quanto ela pode ser útil se usada da forma correta. Comente também se você tem outras dicas sobre o assunto ou se quiser saber mais sobre outros temas. Muito obrigado pela sua leitura. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Concurso MP RS - Edital com 15 vagas para promotor

Concurso TJ RS -  Inscrições abertas com 45 vagas para juiz

Concurso Marinha do Brasil - Edital para o Corpo de Engenheiros! Até R$8.671,32!

1/3
Please reload