Entre em Contato

estudo.certeiro@mail.com

São Paulo - Brasil

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Onde, como e o que estudar para o ENEM 2017?

09.02.2017

Atualmente, é quase impossível falar de vestibular sem falar do ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio é o maior vestibular do país, sendo a porta de entrada para as universidades públicas pelo SISU e para as universidade particulares pelo PROUNI.

 

No ano de 2016 foram inscritos 9,2 milhões de candidatos. Para o primeiro semestre de 2017, foram disponibilizadas 238 mil vagas em 131 instituições federais do país pelo SISU.

 

A previsão para o ENEM 2017 é que o número de inscritos aumente, mas o número de vagas em 2018 não. Ou seja, a concorrência será ainda maior.

 

Tendo isto em vista, muitos candidatos que levam a sério o sonho de estudar em uma universidade publica encontram dificuldades para conseguir ingressar no curso desejado.

 

 

Onde estudar?

 

Talvez seja a maior dúvida entre os estudantes: o local para estudar.

 

O mais conhecido pelas pessoas são os cursinhos particulares, que de modo geral são bem caros e muitas vezes não dão aquele suporte especial que o aluno precisa.

 

Quem já estudou em algum cursinho sabe o quanto é massante para o aluno ficar horas ouvindo os professores falarem coisas que as vezes você já sabe.

 

Outro incômodo muito comum citado pelos alunos de cursinho é o "olho gordo" dos outros alunos. Muitos dizem sentir que seus próprios companheiros de sala não desejam seu sucesso e são invejosos. Que coisa, não?

 

A solução para esses problemas pode ser contratar um ou mais professores particulares para as matérias em que menos domina e ainda estuda no conforto de seu lar. Mas o preço pode sair mais caro ainda do que um cursinho particular.

 

Para sua sorte, existem os Cursos Online, que estão ficam cada vez mais populares entre os candidatos. É o mais indicado para quem quer ter um material de qualidade dedicado 100% a você e estudar o tempo todo no conforto de sua casa. Fiz uma postagem dedicada só para este tipo de curso, você pode ver clicando aqui.

 

Por que estudar em casa é tão vantajoso?

 

Dentre vários motivos que eu poderia citar aqui, vou colocar apenas um que acabará com todas suas dúvidas. Estudar em casa te fará economizar seu bem mais precioso: o tempo.

 

Imagine que você demore 30 minutos para ir até o cursinho e 30 minutos para voltar (ainda fui bonzinho com esse tempo). Uma hora por dia é desperdiçada só em seu transporte. Em uma semana, são 5 horas jogadas fora. Em um mês, aproximadamente 22 horas. Em um bimestre, 44 horas. Acho que você já entendeu, não é mesmo?

 

 

O que estudar?

 

Geralmente as pessoas tem facilidade em uma determinada área, seja ela exatas, biológicas ou humanas. Muitas pessoas preferem focar naquelas matérias em que não dominam, como exatas por exemplo.

 

É uma boa estratégia e costuma funcionar para a maioria. Se este não for o seu caso, sugiro fazer um esquema de estudos semanais com os horários bem distribuídos durante a semana toda.

 

Uma coisa que você não pode deixar de fazer é estudar pelas questões do ENEM. Vou deixar aqui um arquivo que tenho acesso das questões e gabarito de 5 anos anteriores. São 739 páginas. 

 

Apostila 5 anos de questões e gabaritos do ENEM

 

Pode me agradecer depois.


Como estudar?

 

Está é a pergunta mais difícil. Talvez por ser uma pergunta muito ampla. Você pode estudar de vários modos, com seus livros ou marcações no caderno, com vídeo aulas, com um material em PDF, enfim, cada aluno tem sua preferencia. O que posso indicar aqui é esta Lista de 10 dicas de como estudar feita por mim mesmo. Vale a pena conferir.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Concurso MP RS - Edital com 15 vagas para promotor

Concurso TJ RS -  Inscrições abertas com 45 vagas para juiz

Concurso Marinha do Brasil - Edital para o Corpo de Engenheiros! Até R$8.671,32!

1/3
Please reload