Entre em Contato

estudo.certeiro@mail.com

São Paulo - Brasil

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Como treinar a memória

12.07.2017

A boa memória depende do nível de inteligência geral, da habilidade verbal e do interesse no que se está aprendendo. Portanto, se você não gosta de matemática e não se esforça para aprender, dificilmente os conceitos da matéria ficarão armazenados na sua memória.

 

Além disso, para quem está em maratona pré-vestibular, é preciso encarar a memória como um “grande arquivo”, constituída por pura organização pessoal. Então, para que você consiga armazenar a avalanche de informações diárias que recebe é necessário organizar-se, anotar as ideias, utilizar alguns mecanismos e revisar constantemente a matéria.

 

Veja abaixo algumas dicas de atividades para memória e concentração:

Atenção
A memória para determinado fato está relacionada à importância que lhe atribuímos e isso pode ser chamado de atenção. A atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações.

Alimentação
Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento.

Sono
É muito importante dar ao seu sono a atenção que ele merece. Durante o sono profundo adquirimos a memória de longo prazo, que é armazenada em uma parte do cérebro conhecida como córtex e tem capacidade ilimitada. Por tanto, ter uma boa noite de sono irá ajudar sua memória a trabalhar melhor.

Links mentais
Fazer links mentais relacionando ideias ou conceitos em fatos inusitados pode ajudar a memorizá-los com mais facilidade. Nossa mente memoriza melhor o que é diferente, curioso.

Análise individual
Relacionar assuntos novos com o que já aprendeu e analisar o que está sendo estudado e chegar a conclusões sozinho ajuda a memorizar o conceito.

Revisão
Revisar uma matéria aumenta exponencialmente a chance de se lembrar dela posteriormente. E mais, relendo um conteúdo há também a repetição do estímulo nervoso de arquivamento da informação e, com isso, a memorização é mais certa.

Interesse
Quanto maior o interesse, mais facilmente se aprende e se arquiva o conhecimento na memória.

Escrita
Escrever é uma forma de ampliar seu banco de dados e exercitar a memória.

Continue lendo sobre como exercitar a memória neste outro artigo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Concurso MP RS - Edital com 15 vagas para promotor

Concurso TJ RS -  Inscrições abertas com 45 vagas para juiz

Concurso Marinha do Brasil - Edital para o Corpo de Engenheiros! Até R$8.671,32!

1/3
Please reload