Entre em Contato

estudo.certeiro@mail.com

São Paulo - Brasil

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Como estudar para Concurso Publico em pouco tempo?

26.02.2018

Muitas vezes nos vemos presos dentro de nossas rotinas, sem tempo para fazer nada. E quando nosso objetivo é estudar para Concurso Público, não ter tempo é uma das coisas mais prejudiciais que podem acontecer. Para tentar contornar essa situação, reuni dicas usadas por vários candidatos aprovados em grandes concursos nacionais que, assim como você, não tinham muito tempo para estudar.

 

 

Estudar para Concurso Publico em pouco tempo pode ser um enorme desafio para a maioria das pessoas pelo simples fato de que elas não sabem como gerenciar seu tempo. Muitos especialistas garantem que a diferença para conseguir uma boa pontuação em uma prova não é o tempo que dedicamos estudando ela, mas sim no método que utilizamos para nos preparar. Não estou dizendo que o tempo não é importante, mas horas estudando de um jeito errado podem equivaler alguns minutos de pura concentração na matéria.

 

Sem mais delongas, vamos a lista de dicas de Como estudar para Concurso Publico em pouco tempo:

 

Tenha foco no seu objetivo

Passar em um Concurso Publico resolve a vida da maioria dos brasileiros. Por isso, há muita concorrência. Porem, não são todos concorrentes que tem esse como objetivo de vida. Muitos estão acomodados em seus empregos já, o que é uma vantagem enorme para você. Tenha certeza de que seu objetivo de vida é passar em um Concurso Público, tenha concentração e disciplina nas poucas horas de estudo por dia. Isso fará muita diferença entre você e um candidato qualquer.

 

Outra coisa importante é você sempre focar em um concurso público de cada vez. Se for prestar algum outro concurso público, que seja da mesma área, com as disciplinas parecidas, para que você não perca o foco.

 

 

Faça um cronograma de estudos

Fazer um cronograma de estudos irá ajudar você a otimizar seu tempo, sabendo prontamente o que estudar desde o começo das suas horas livres. Sem esse tipo de cronograma, apenas para dar inicio aos estudos pode levar alguns minutos perdidos, todos os dias. Com o cronograma, depois de alguns dias se torna algo automático, você já sabe que, por exemplo, ás terças-feiras são dias focados para estudar Direito Tributário, nas quartas-feiras Direito Administrativo e assim por diante.

 

 

Estude sempre que tiver algum tempo livre, sem desculpas!

Não se engane: deixar de estudar um dia para recuperar em outro nunca irá acontecer! Você tem que ter em mente que as horas de estudo são inegociáveis. Evite qualquer tipo de distração e não pense em outra coisa a não ser estudar. Se existe algo que te distraí muito, tire isto de sua rotina de estudos. A TV te distraí? Tire da tomada e vá para um cômodo da casa que não tem TV. O celular te distraí? Desligue-o e deixe em outro cômodo. Seja qual for sua distração, evite deixa-la perto de ti.

 

 

 

Descanse quando não conseguir mais estudar

Quando não estiver mais conseguindo se concentrar, descanse. Mesmo tempo pouco tempo para estudar para concurso, o descanso é sempre necessário. Descubra qual o melhor método de pausas de estudo para ti. Alguma pessoas estudam por 1h30min e pausam 15min. Outras estudam 1hr e pausam 10min. Vai de cada um, mas é importante que você sempre volte mais concentrado do que estava antes.

 

 

Faça exercícios de concurso publico

Como o tempo é algo crucial para você, dedique metade deste tempo para fazer exercícios de concursos públicos antigos. Entenda que, a meta em estudar para um concurso não é dominar totalmente o assunto e sim responder as questões e fazer mais pontos que seus adversários.

 

Para isso, treine respondendo muitos exercícios de concursos. Existe um site excelente para isso, é o Questões de Concursos. Faça uma assinatura nele e responda muitas questões, não importa se errar muitas no começo. Você verá que com o passar do tempo, você já aprendeu com diversos erros e estará acertando mais do que errando.

 

 

Encurtando caminhos

Alguma vez você já se pegou relendo muitas vezes o mesmo conteúdo sem entender, quando algum amigo ou professor te explica de um jeito fácil de entender? Isso acontece porque ele já conhece o caminho para aquele conhecimento e encurtou para que você entenda rapidamente.

 

Muitas vezes tudo o que precisamos é de um guia, alguém que domine o conteúdo e nos ensine. É claro que se você estudar sozinho pode alcançar seus objetivos, mas experimente ter uma ajuda e verá que seu progresso será muito mais rápido.

 

Foi o caso da Michelle Kato, que com apenas três meses de estudo partindo do zero, foi aprovado no Concurso do INSS. Isso só foi possível porque ela começou um Curso Online no Estratégia Concursos, com vídeo aulas e professores dedicados que já aprovados em diversos concursos. Com esse apoio 100% do tempo, o resultado não poderia ser outro.

 

Conforme entrevista cedida ao Estratégia Concursos, Michelle disse:

 

“Foquei no INSS, porque não tinha muito tempo. Eram 3 meses até a prova e eu não tinha noção de nada. Então, decidi estudar apenas as matérias desse concurso, o que já era muita coisa para pouco tempo.. Como eu comecei a estudar depois do edital, já sabia quais eram as matérias. Então, a ideia era passar por todo o conteúdo do edital em 1 mês e meio e depois focar em revisar tudo até a prova. Montei uma tabela de estudo no primeiro mês para conseguir finalizar as matérias pelo menos uma vez. Depois, refiz essa tabela para manter uma rotina de revisão e de exercícios. E bem no final, refiz novamente essa tabela e foquei só em revisão e nos exercícios que eu havia errado. O que me ajudou muito foi revisar o meu planejamento a cada etapa do meu estudo. Assim, eu consegui manter a motivação, pois fui mudando a forma de estudo ao longo dos meses”.

 

 

Perceba que ela fez teve um planejamento estratégico, o que fez toda diferença no caso dela. Ela conhecia suas falhas e trabalhava encima disso para melhorar sempre. Gosto sempre de colocar estes casos de sucesso para dar motivação às pessoas.

 

Espero que você tenha aprendido um pouco como estudar para concurso publico em pouco tempo. Caso tenha restado alguma dúvida, deixe-a nos comentários.

 

Bons estudos!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Concurso PM MG abre 160 vagas para oficiais

Concurso TRE PA 2019 - Edital é retificado

Concurso TJ – PA - Edital para 200 vagas

1/3
Please reload