Entre em Contato

estudo.certeiro@mail.com

São Paulo - Brasil

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Concurso PGE SP 2018 – Edital com 100 vagas para Procurador

20.03.2018

O Diário Oficial divulgou o mais novo Concurso da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (Concurso PGE SP 2018). Serão 100 vagas para o cargo de Procurador do Estado Nível I, sendo 05 vagas reservadas para portadores de deficiência. A banca organizadora escolhida para o certame é a Fundação VUNESP.

Sobre o cargo de Procurador do Estado

Para concorrer a uma das vagas de Procurador, o candidato precisa ter Bacharel em Direito e ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Algumas atribuições para o cargo de Procurador Geral do Estado são:

 

I - Representar judicial e extrajudicialmente o Estado e suas autarquias, inclusive as de regime especial, exceto as universidades públicas;

II - Exercer, com exclusividade, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo e das entidades autárquicas a que se refere o inciso I deste artigo;

III – Representar, com exclusividade, a Fazenda do Estado perante o Tribunal de Contas;

IV – Prestar assessoramento jurídico e técnico-legislativo ao Governador;

V – Promover, com exclusividade, a inscrição, o controle e a cobrança da dívida ativa estadual; entre outras.

 

O salário para o cargo de Procurador é de R$ 22.178,43, com uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.

 

 

Inscrição para o Concurso PGE SP 2018

As inscrições para o Concurso da PGE SP 2018 poderão ser feitas entre as 10 horas do dia 23 de Março e as 23 horas do dia 20 de Abril de 2018 no site da organizadora do concurso, Fundação VUNESP. A taxa de inscrição será de R$ 240,00.

 

 

Etapas do Concurso da PGE SP 2018

O Concurso para Procurador do Estado Nível I terá as seguintes Etapas:

 

1ª Fase: Prova Objetiva (eliminatória e classificatória)

Nesta fase, a Prova será composta por 90 questões objetivas de múltipla escolha. Terá duração máxima de 4 horas.

 

2ª Fase: Prova Discursiva (eliminatória e classificatória)

Apenas os 400 candidatos com melhor pontuação na Prova Objetiva irão participar desta fase. Serão 16 questões dissertativas e elaboração de uma peça jurídica. Será aplicada em dois turnos (manhã e tarde) e terá duração de 4 horas por período.

 

3ª Fase: Prova Oral (eliminatória e classificatória)

Esta fase consistirá na arguição pública dos candidatos a ela admitidos, pelos membros da Comissão de Concurso de Ingresso, sobre os temas do programa. Todos os nove examinadores irão atribuir ao candidato uma nota entre 0 e 10 pontos. Para ser aprovado, o candidato não poderá zerar em nenhuma disciplina e atingir nota mínima de 5 pontos na prova.

 

4ª Fase: Avaliação de Títulos (classificatória)

Nesta fase do certame, será atribuído no máximo 01 ponto para um conjunto de atividades acadêmicas e profissionais como:

 

  • Título de Doutor (0.5 ponto);

  • Título de Mestre (0.3 ponto);

  • Especialização, Extensão ou Equivalente (0.2 ponto);

  • Obra jurídica editada (0.2 ponto);

  • Exercício por mais de um ano em um cargo de função de natureza jurídica (0.02 ponto por ano, até no máximo 0.06 ponto);

  • Estágio na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (0.1 ponto por ano).

 

 

Último Concurso da Procuradoria de SP

O último concurso da PGE SP aconteceu em 2012 e contou com 105 vagas. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC) e o certame foi composto de provas escritas, incluindo prova objetiva e avaliação discursiva, além de prova oral e análise de títulos.

 

 

Material para Aprovação

Os Concursos da Procuradoria Geral do Estado geralmente atraem muitos candidatos. A previsão é de que a concorrência seja grande para este concurso, visto ao número de vagas e a remuneração atrativa do cargo. É indicado que o candidato adquira um Curso Preparatório para se preparar para o concurso.

 

Eu indico sempre os Cursos do Estratégia Concursos.

 

No Estratégia você tem a opção de escolher as disciplinas que você mais acha que precisa estudar ou pode adquirir o Pacote Completo de Cursos para o Concurso da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

 

 

Bons estudos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Concurso PM MG abre 160 vagas para oficiais

Concurso TRE PA 2019 - Edital é retificado

Concurso TJ – PA - Edital para 200 vagas

1/3
Please reload