Entre em Contato

estudo.certeiro@mail.com

São Paulo - Brasil

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Edital Concurso MPU 2018: mais de 1.500 cargos vagos.

15.10.2017

Conforme já anunciado pela assessoria do Ministério Público da União, a nova seleção para o MPU, nas carreiras de técnico e analista, sairá apenas no início do próximo ano. 

 

 

 

Deste modo, o candidato que está se preparando para o concurso do MPU terá mais alguns meses para estudar. Atualmente, segundo os dados do portal da transparência do órgão, o número de cargos vagos é de mais de 1.500.

 

Deste total, mais de 1.050 são de Analista e mais de 300 são de Técnicos. A tendência é de que até sair o edital do concurso o número de cargos vagos irá aumentar.

 

Concurso Ministério Público da União 2018

O Ministério Público da União divulgou no Diário oficial a Portaria que cria a comissão que ficará responsável pela organização do 10º concurso no âmbito do Ministério Público Federal.

 

De acordo com o documento, ficou autorizado provimento, por meio de concurso público, nas carreiras de Técnico e Analista do MPU, que exige para sua participação nível médio e nível superior, respectivamente.

 

Não houve definição da empresa que ficará responsável pelo Concurso MPU 2018, mas três organizadoras foram cotadas para ficar à frente do certame: Cebraspe-Cespe, Fundação Carlos Chagas e Fundação Getúlio Vargas.

 

Convocações no último concurso MPU

O registro na página do MPU mostra todas as nomeações do último concurso. Para o cargo de Técnico- Área de Apoio Administrativo, no edital MPU 2013, houve uma oferta de 109 vagas, mas durante a validade do concurso, foram nomeados 3.036 candidatos aprovados.

 

 

Carreira de Técnico do MPU

A legislação do órgão determina que o servidor empossado na carreira de Técnico do MPU poderá crescer profissionalmente de duas maneiras, quais sejam: pela progressão funcional e pela promoção.

 

Na progressão, o técnico do MPU passará de um padrão para o padrão seguinte, o que acontece todo ano e depende do resultado da avaliação de desempenho deste servidor.

 

Enquanto o crescimento pela promoção dar-se-á quando o servidor sai do último padrão de uma classe para a primeiro da classe seguinte. Aqui também o servidor passará pela avaliação de desempenho, assim como curso de aperfeiçoamento ou programa de capacitação.

 

No MPU, são 13 padrões que se dividem em três categorias, a cada movimentação do servidor, ele recebe um reajuste salarial. O que você, leitor, não pode confundir é que mesmo ocorrendo a progressão ou promoção, o servidor se aposentará como Técnico do MPU.

 

 

As funções dos Técnicos do MPU

Embora esteja descrito no edital do Concurso MPU as atribuições de um técnico, vamos explicar melhor quais podem ser as ocupações de quem passa para este cargo que exigem apenas nível médio para sua posse.

 

Assim que você for aprovado para o cargo de técnico- área de apoio administrativo, saiba que entre as atividades estão incluídas: auxílio dos membros do MPU, que pode se dar dentro da sede ou fora dela, bem como auxílio às chefias imediatas, sendo responsável por processos administrativos e judiciais, procedimentos extrajudiciais, eventos do Ministério, emissão de declarações, certidões, análise de informações e sua elaboração. E mais, fiscalizar a gestão dos contatos, quando convocado para tal; fazer atas de reuniões; trabalhar de atendimento ao público, tanto interno quanto externo; participar de grupos de trabalhos; orientar e supervisionar estagiários ou aprendizes.

 

Essa parte administrativa do MPU é só uma das fontes de atuação do técnico, pois que o cargo de nível médio, ainda pode exercer outras funções como apoio técnico na área de saúde do órgão, necessitando de curso técnico específico para tanto.

 

Por exemplo, na área de saúde, o servidor técnico pode atuar nas atividades de saúde bucal, técnico em enfermagem; na área de segurança e transporte institucional ter curso respectivo na área, o mesmo serve para técnico em edificações.

 

Na área de Comunicação Social o modelo se repete. Mesmo que existam cargos de direção de nível superior nesta área, há muitos outros que são ocupados por nível técnico, como na sub-área de rádio e TV: operador de mesa de som, câmera, assistente de produção, editor de audiovisual, entre outros. Em todas estas funções, há a exigência de cursos técnicos para seu desempenho.

 

 

Como e Onde estudar para o Concurso MPU 2018

Não espere pelo edital para começar a sua preparação. Os concursos do Publico da União costumam chamar atenção pelo salário e pelo número de vagas/convocações, portanto aumentam o número de candidatos interessados em participar.

 

Para conseguir uma boa colocação e ser convocado, você precisará se destacar entre todos concorrentes. E nada melhor para se destacar do que utilizar um material de qualidade, que irá alavancar seus estudos para você aumentar suas chances.

 

Estou falando dos Cursos do Estratégia Concursos. Se você ainda não conhece, veja este artigo – Estratégia Concursos é bom? -. Mas se você já conhece, sabe que eles tem o diferencial que fará com que seu desempenho melhore muito.

 

O Pacote de Cursos para o concurso do MPU 2018 é enorme, pois contém todo o conteúdo exigido pelo edital. Porém, caso você já se sinta seguro em algumas matérias, pode adquirir apenas aquelas que você acha que precisa reforçar.

 

Acesse aqui e veja todo o material para o MPU do Estratégia Concursos.

 

Bons estudos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Concurso MP RS - Edital com 15 vagas para promotor

Concurso TJ RS -  Inscrições abertas com 45 vagas para juiz

Concurso Marinha do Brasil - Edital para o Corpo de Engenheiros! Até R$8.671,32!

1/3
Please reload